Dificuldades de pronuncia? Temos algumas dicas que podem te ajudar!


Você já estuda inglês e quer melhorar sua pronúncia? Provavelmente, você já deve saber que existem palavras que, quando não pronunciadas corretamente, podem ser confundidas com outras e colocá-lo em uma situação embaraçosa, caso esteja falando com nativos do idioma. Para não cair nessa cilada, é importante conscientizar-se de como falar corretamente cada fonema.

Com o tempo e a prática constante, é possível que algum estrangeiro ainda te diga: “Your english is very good. Where are you from?” (Seu inglês é muito bom. De onde você é?). Mas para chegar a esse patamar, é claro que há um caminho de muita dedicação a ser percorrido. Mas logo abaixo você encontrará algumas dicas para atingir este objetivo.

1 – Seja um bom ouvinte – Para acostumar seus ouvidos à pronúncia correta da língua inglesa, você precisará ouvir músicas, filmes, reportagens e todo o material que tiver ao seu dispor falado por nativos ou fluentes. Dessa forma, você se habituará a ouvir e poderá partir para o próximo passo que é…

2 – Exercite sua língua – Se você deseja falar fluente e corretamente, deve começar a repetir as palavras devagar. Se você achar a pronúncia difícil, nada de tentar falar depressa logo de primeira. Repita com calma e vá acelerando, assim sua língua vai se acostumando ao fonema e logo mais sairá automaticamente. Ainda nesse quesito, cantar também pode ajudar. Você pesquisa a letra e ouve o nativo cantando. Depois, tente acompanhar no ritmo.

3 – Livre-se dos vícios do português – Na hora de falar inglês, existem alguns fonemas típicos do português que devem ser deixados de lado. Por exemplo, o hábito de pronunciar a letra depois de t e d não existe em inglês. Essas letras, quando no final de palavras, são mudas e, portanto, devem ser faladas sutilmente. É claro que um leve sotaque não vai atrapalhar, afinal, até os britânicos tem um sotaque diferente dos americanos. Mas é necessário ficar atento a esses pormenores para que a comunicação não seja prejudicada.

4 – Pratique – Se você tem um amigo ou parente que fala inglês, que tal combinarem uma conversa no idioma? Isso o ajudará a ter mais segurança ao falar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *